top of page
  • tatianembraga

Sem barreiras, abertos para receber


Estive em São Paulo para ministrar um workshop de comunicação para a RH Arquitetura. O local escolhido foi a sede do Grupo Gaia, no bairro Via Nova Conceição. Entre os convidados, havia integrantes da equipe da RH e convidados. Um público variado, de diferentes áreas, empresas, projetos... mas algo em comum: a abertura para receber. É sobre isso que quero falar.


Vivemos muitas vezes cercados de cobranças, de comparações, bombardeados por informações e estímulos que nos acionam a todo momento. Às vezes fica difícil saber pra onde estamos indo e até escolher o caminho que vamos seguir. A gente só vai... A gente só tenta dar conta de tudo.


Quem conhece São Paulo sabe que é uma cidade do trabalho. Pessoas indo e vindo, a maioria parece estar com pressa, telefone nas mãos e muitas reuniões. Mas para a minha agradável surpresa, quando cheguei para o trabalho, o que senti foi um público aberto para receber o que preparei. Um breve café recheado de delícias orgânicas deu as boas vindas aos participantes que tranquilamente se acomodaram onde escolheram na sala de eventos do Gaia e gentilmente me acolheram.


Apresentei a eles a metodologia que desenvolvi para ajudar pessoas a melhorarem a comunicação, contei minhas experiências, ouvi histórias e necessidades, doei o melhor de mim. Passamos o dia trabalhando, praticando a comunicação e, como diz a minha anfitriã Izabela Mioto, "a gente nem viu o tempo passar".

Ao final, cada um mostrou ao público o que aprendeu, na prática. O grupo, por sua vez, pôde perceber o resultado do uso das técnicas aprendidas. Comemoramos juntos a conquista de cada um. Que delícia!


O que fica dessa experiência é a confirmação de que a boa comunicação se faz quando as duas (ou mais) pontas estão abertas para receber e encontrar um resultado comum. Que dar o melhor de si vale a pena e isso é percebido e bem-vindo pelo público. Que a comunicação é o motor que nos leva ao nosso propósito.


Tatiane Braga

bottom of page